quarta-feira, 29 de setembro de 2010

2 Igrejas construídas com ossos humanos

Sedlec 

A aproximadamente 70 km ao leste da capital da República Tcheca, Praga, existe um pequeno centro chamado Sedlec. Tudo normal até aí, não fosse essa extraordinária igreja, decorada internamente com artes feitas com ossos homanos. Veja mais detalhes e fotos  na notícia completa.

A história começou em 1218, quando Abbot Henry voltou de uma peregrinação, trazendo um frasco cheio de terra do cemitério, e espalhou sobre a igreja. Como resultado, a igreja passou a ser considerada mais sagrada, e se tornou em um lugar mais comum para realizar enterros.
Em 1318, mais de 30 mil corpos já haviam sido enterrados. Em 1511, devido ao exagerado número de corpos enterrados, foi necessária a remoção de corpos antigos para darem lugar aos novos.
Dentro de algum tempo isso deu lugar para criações macabras. Em 1870, um coveiro local foi contratado por Duke of Shwartzenberg para fazer a decuração interna da igreja com restos humanos (aproximadamente 40 mil ‘jogos’ de ossos humanos). Veja mais fotos dessa igreja ímpar, que acabou se tornando uma das mais extraordinárias do mundo.

 


 Capela dos Ossos

A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo.
As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitectura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Foi calculado à volta de 5000, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.




Bom, tudo o que eu tenho a dizer é: TENSOOOO
kkkk tanto cimento, metais e tal..constuir com ossos eh bem arrojado! ;P
Beijoss

3 comentários:

  1. Tensoo emm mor a unica coisa que eu posso dizer é: Desenvolvimento sustentável !!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk Desenvolvimento sustentável...reaproveitamento do lixo orgânico!! kkkk credo! ;P
    Beijos mor, obrigada por vir aqui..te amo!

    ResponderExcluir
  3. Gi
    eu NUNCA tinha pensado nisso
    macabro!! eu nao entraria em uma igreja dessas
    aliás, se me levassem pra Europa com direito a conhecer outros eu até faria esse esforcinho!!!
    Adorei saber que isso existe, vai colocando tudo o que encontra de curiosidades, acho bacana!Um beijo amiga.

    ResponderExcluir