terça-feira, 31 de agosto de 2010

Anara Tower

anara-791166Dez entre dez arquitetos sabem que Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é o país mais provável para transformar devaneios arquitetônicos em manchetes de jornal. Esta semana, o anúncio de um projeto do escritório britânico Atkins Design Studio ajudou a confirmar a merecida fama de uma cidade turbinada (sem trocadilhos) por petrodólares e milhões de turistas ao redor do mundo.
Trata-se do Anara Tower, um arranha-céu de 645 metros de altura inspirado na turbina de um avião. Com início das obras previsto para abril de 2009, a edificação vai abrigar residências, escritórios, um hotel e até mesmo galerias de arte em seus 27 andares.

Como seria de se imaginar em um mundo cada dia mais consciente dos danos ecológicos provocados pela ação do homem, o colosso já nasce engajado em causas ambientais: os seus arquitetos responsáveis
esperam que o projeto obtenha a certificação
989772837_anara6-373x450 "prata" no Leed (The Leadership in Energy and Environmental Design), sistema criado em 1998 que fornece um conjunto de normas para avaliar o "grau de sustentabilidade" de uma construção.
O esforço é fazer da estrutura não apenas um símbolo da inventividade humana, como também uma inspiração no quesito ‘consciência ambiental' para futuros projetos a serem desenvolvidos nos planos nacional e internacional - a julgar pelos imensos jardins suspensos presentes em todos os pavimentos.
No total, serão 300 apartamentos de alto luxo com piscinas e elevadores privativos, 250 quartos de hotel, um número ainda não divulgado de escritórios e, para completar, áreas reservadas para 125 lojas. É no topo do arranha-céu, no entanto, que a construção se diferencia das demais. No formato de uma gigantesca turbina - moldada para ser prontamente reconhecida no céu de Dubai - o topo do Anara Tower carregará em seu centro uma estrutura de vidro ovalóide, comportando no interior um restaurante cinco estrelas.
De acordo com o escritório Atkins, a inspiração para um design tão ousado vem dos minaretes, as torres de uma mesquita. Esses antepassados dos faróis e arranha-céus, tão anara-towercomuns na tradição islâmica, carregam ainda hoje o legado arquitetônico de um povo fortemente marcado pela religiosidade e pela inquietude com que, a todo o momento, busca superar os limites da própria engenharia.
Para os que maravilham o mundo com projetos deste calibre, um ás na manga é sempre um quesito obrigatório. No caso da torre, a promessa da apoteose deve vir em forma de luz: holofotes dispostos na parte inferior da circunferência iluminarão o restaurante e as "hélices", permitindo um show de cores e formas.
Embora não divulgado, estima-se que o valor do investimento não saia menor que as medidas da torre. Ou seja, nas alturas. Mas resta um consolo: no dia da inauguração, a silhueta de uma turbina irradiando luz por toda Dubai vai ser um espetáculo impagável para bilhões de pessoas na Terra - testemunhas da magia que só a arquitetura sabe concretizar.

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno, da Engenharia e da Construção Civil

Todos nós somos atraídos pela curiosidade e também prazer de listar , qualificar e classificar coisas. Então nada melhor do que uma lista com as grandes maravilhas do mundo moderno, da engenharia e da costrução civil. A lista, que buscou homenagear as grandes conquistas da engenharia civil no séc. XX, foi elaborada pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

Confira a lista:

Eurotúnel



Torre CN




Empire State Building



Ponte Golden Gate




Usina hidrelétrica de Itaipu



Diques de Marés



Canal do Panamá